segunda-feira, 24 de setembro de 2007

5 PERGUNTAS PARA MARCUS ORNELLAS


O Brasil esse ano em Kona, vai ter dois competidores entre a elite do triathlon mundial um deles é Marcus Ornellas, grande nome do triathlon brasileiro, Marquinhos consegue com muito treino e disciplina se manter entre os grandes após mais de 20 anos de triathlon, sendo sempre muito respeitado e admirado pelos mais novos.O Golonger foi conversar com Ornellas e soube um pouco mais de sua preparação a 20 dias do Hawai.



Atleta:Marcus Ornellas(BRA)

idade: 36 anos

peso: 67 kg

altura: 1m76cm

profissão: Triatleta/Nutricionista

marca de bike: Kuota Kalibur




1-Onde você conseguiu a vaga? conte como foi essa classificação, o problema com os arbitros....


Minha vaga foi conquistada no Ironman de Nice, na França. Fiz uma prova muito legal. Não nadei bem mas pedalei muito bem. Fiz o melhor tempo da bike entre os atletas que completaram a prova, ja que o francês Rene Rovera que entregou a bike na frente(escapou do nosso grupo na ultima descida de quase 30 km), abandonou a prova na corrida.Mesmo tendo feito o melhor tempo na bike recebi uma penalização de mais de 6'. Foi a primeira vez na minha carreira que sou penalizado. Fiquei muito chateado pois achei que a atitude do arbitro foi muito suspeita já que ele me avisou só no km 50 que eu tinha uma penalização, dizendo que no km 17 eu estava há apenas 7 metros e não há 10 metros...No grupo da frente tinham 3 franceses comigo e eles sempre pedalavam muito próximos uns dos outros...E a distância que eu mantinha era sempre igual ou maior do que a que havia entre eles.Achei a atitude suspeita, pois Nice é uma prova de montanha e eu nunca tinha visto alguém receber uma penalização 40 km depois... Dessa forma não tive como argumentar nada com eles.Existe uma rivalidade muito grande entre franceses e italianos,...e eu usava uma camiseta de um clube de triathlon italiano...Fiquei chateado pois minha segunda transição levou quase 10'!!! Eles seguram sua bolsa de corrida e você fica esperando numa "prisão". Eu não marquei o tempo pois confiei neles, mas depois da prova vi que tinha levado 9'45" dentro da transição...Mesmo assim consegui fazer abaixo de 9horas numa prova super dura, de montanha, e garantir a vaga pro Hawaii!!!


2- 2º vez no Hawai, o que você espera encontrar pela frente?


Acho que vai ser uma prova muito dura e de altíssimo nível. Fora as condições climáticas que são sempre as piores. Ano passado o Norman Stadler saiu muito perto do grupo principal na natação. Acho que esse ano a natação vai ser muito forte pois todos sabem que os alemães estarão vindo com tudo na bike. Tem muito cara que pedala muito bem este ano: Norman, Torbjorn Sindbale, Cris Lieto, o Hellrigel voltou a pedalar bem(fez 4h16' em Roth), os belgas e mais outros que a galera do Brasil não conhece muito mas pedalam muito bem (TJ Tollakson, Lewis Elliot, Kai Hundermack). Acho que vai ser mais um teste de sobrevivência!!!

O que mudou em suas expectativas da primeira vez para agora? A primeira vez que fui ao Hawai era meu primeiro Ironman. Eu achava que iria pedalar pra 4h30' e que seria impossível correr acima de 3h30'. Acho que não respeitei a prova e o lugar. E não tinha experiência nenhuma de Ironman. Acabei tendo que caminhar quase 20km até a chegada. Fiz 10h17'. Esse ano eu sei o que realmente posso fazer, respeito a distância, o lugar e não vou me deixar envolver com a empolgação da prova.


3-Como foi sua preparação para esse grande desafio,há 20 dias da prova como você está se sentindo fisicamente e mentalmente?


Minha preparação foi elaborada pelos meus técnicos Rodrigo Ferreira(Bike+Run) e Ricardo Lugão(natação).No momento me sinto confiante e muito feliz de estar retornando a Kona.


4-Qual foi seu volume máximo de treino no período preparatório para a prova?


O volume máximo que pedalei numa semana foram 750km,125 km de corrida e 21km de natação.


5-Para aguentar a intensidade dos treinos é necessário absorver bastantes nutrientes você como nutricionista e atleta de alto nível como você programou essa reposição?


Aqui na Itália a alimentação é muito saudável e riquíssima. Além disso utilizo de suplementos (WheyProtein, Isotônicos, Repositores Energéticos) afim de facilitar e acelerar minha recuperação. Como aqui na Europa não preciso perder tempo andando de carro para fazer meus treinos, isso facilita muito nossa recuperação pois sempre após os treinamentos faço logo minhas refeições. E o que você pretende comer durante a prova? Sport Drink, Exceed Gel e Protein Bar. Talvez leve uns biscoitos salgados na bike.


Recado final: "DESISTIR NUNCA!!! RENDER-SE JAMAIS!!! ACREDITE EM VC E BUSQUE SEUS SONHOS!!!"

Nenhum comentário: