segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Ironman Hawaii 2008 - O SHOW



Em uma prova muito esperada por todos , por ser o 30 aniversário do Ironman do Hawaii além de contar com a presença de todos os grandes nomes da atualidade, Chrissie Wellington e Craig Alexander foram os vencedores.

Prova Masculina

Como esperado, Benjamin Sanson e Andy Potts saíram 3 minutos escapados, seguidos de perto pelo pelotão formado por Craig Alexander, Chris Mccormack, Chris Lieto e Torbjorn Sindballe.
Após 55km de ciclismo no entanto a prova começou a se definir, com Sindballe, Faris Al-Sutan e Chris Lieto escapando do pelotão seguidos por Norman Stadler e Eneko Lanos.
Perto do fim do ciclismo, um dos grandes favoritos ao título Chris MCcormack abandonou a prova.
Ao fim do ciclismo, Sindballe a bordo de sua Argon18 E-114 marcou o melhor pedal do dia, e saiu para correr na liderança, seguido de Chris Lieto e Norman Stadler, que diferente do habitual, so assumiu a ponta na etapa de corrida.
No entanto, o espanhol Eneko Lanos assumiu a liderança na marca do 20km e passou a fugir do perseguidor, o melhor corredor do dia Craig Alexander.
Alexander assumiu a ponta e conquistou seu primeiro título de Ironman e se tornou o primeiro atleta do mundo a unificar os títulos mundiais de Ironman 70.3 e Ironman.

Raul Furtado, 4 colocado no Ironman Brasil e único representante brasileiro na elite masculina, não se sentiu bem na prova e acabou não cruzando a linha de chegada. Raul vinha fazendo uma boa maratona, quando precisou de cuidados médicos e abandonou a prova.



Prova Feminina

A prova feminina, foi um show a parte da britânica Chrissie Wellington.
Após sair com 5 minutos de desvantagem da água, Wellington mostrou porque é um fenômeno mundial, e assumiu a ponta com apenas 20km de ciclismo.
No entanto com 70km de ciclismo a prova ganhou um componente inesperado: Wellington furou o pneu e teve sérios problemas para consertá-lo, a somente após ter utilizado 3 cartuchos de CO2, a atleta Rebekah Keat, parou e a ajudou a trocar. Neste momento, Wellington havia ficado parada por 10 minutos e havia perdido a liderança para a detentora do recorde mundial de Ironman, Yvonne Van Vlerken.
No entanto nada afetava Wellington que após voltar a prova assumiu a ponta ainda no ciclismo.
Uma vez com os pés no chão, a britânica mostrou todo seu talento e correu para bater o recorde da maratona estabelecido em 1999 por Lori Bowden. Em certo ponto da maratona, somente um atleta corria mais rápido do que ela, o campeão Craig Alexander.
Ford Ironman World Championship
Kona, Hawaii
October 11, 2008
2.4-mile swim, 112-mile bike, 26.2-mile run

Men

1. Craig Alexander (AUS) 8:17:45
2. Eneko Llanos (ESP) 8:20:50
3. Rutger Beke (BEL) 8:21:23
4. Ronnie Schildknecht (SUI) 8:21:46
5. Timo Bracht (GER) 8:23:04**pending disqualification ruling
6. Cameron Brown (NZL) 8:26:17

Women

1. Chrissie Wellington (GBR) 9:06:23
2. Yvonne Van Vlerken (NED) 9:21:20
3. Sandra Wallenhorst (GER) 9:22:52
4. Erika Csomor (HUN) 9:24:49
5. Linsey Corbin (USA) 9:28:51

4 comentários:

Casal IronMan disse...

Somente corrigindo, Raul Furtado era o único representante brasileiro na cotegoria elite, pois, haviam vários outros corredores brasileiros na prova em diversas categorias, com destaques para Antonio Ferreira da Silva Neto, novamente o melhor brasileiro no Ironman Hawaii e, Luiz Antonio Pereira de Lima que fez uma excelente prova.

GO LONGER 02 disse...

A prova foi muito foda, o 2/3/4 colocados Llanos, Beke e Schildknecht tiveram a diferença minima de 56 segundos separando eles, mostrando como o nivel da prova é alto e que qualquer detalhe pode determinar o resultado...

GO LONGER 01 disse...

Correções já feitas. Desculpe pelo engano, conhecemos o Tony e sabemos que muitos brasileiros estavam presentes. Foi a pressa em passar a informação da prova que nos fez errar.
Atenciosamente

lobodiver disse...

Vale ressaltar o ótimo resultado do belga RUTGER BEKE, com 8h21...4´atraz do campeão,3o lugar, quando ano passado, ficou acima do 800, tendo andado a maratona. Que sirva de exemplo pra nós...NÃO DESISTIR NUNCA!!! E qto a nossa FERNANDA KELLER, como ela foi?? LOBO.