quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Regra geral de carboidratos


Podemos ver que atletas de endurance treinando para grandes voltas ciclísticas ou para provas de longa duração como um ironman, não atingem suas necessidades de carboidratos e acabam por perder massa muscular. Uma restrição de carboidratos somada a perda de massa magra compromete a imunidade e afeta a recuperação para os treinos subseqüentes.

Estudos científicos foram realizados e uma faixa ótima de consumo foi estabelecida entre 8 e 10 gramas de carboidrato por quilo de peso corporal. Para um atleta de 70 kg corresponderia a até 700 gramas de carboidrato ao dia. Sim, a quantidade é grande! Se levarmos em consideração que 1 hora treinada numa intensidade próxima ao limiar anaeróbico consome 800 kcal e destas 80% são carboidratos, estamos gastando cerca de 450 gramas de glicogênio. Quando treinamos a uma intensidade muito forte podemos gastar até 1200 kcal por hora, aumentando ainda mais a proporção de carboidratos gastos, chegando a 250 gramas!
Mesmo com uma alimentação rica em carboidratos ainda assim devemos suplementar com hipercalóricos, carboidratos em gel, barras ou líquidos. Vale salientar que massas, cereais e arroz possuem carboidratos correspondendo a cerca de 75-80% de seu peso, batatas 20-25% e frutas e hortaliças cerca de 10%.

Para o atleta age-group que ainda tem peso de gordura para queimar, uma discreta redução de 300 a 500 kcal por dia já será o suficiente para perda de peso e ainda assim o deixará cheio de energia para os treinamentos.

Abraços,

Nenhum comentário: