quarta-feira, 21 de novembro de 2007

CARBOIDRATOS NO DIA-A-DIA


Na semana anterior falamos sobre os suplementos de carboidratos e as recomendações durante o exercício. Agora iremos falar brevemente sobre algumas recomendações importantes para a alimentação diária.

Muito se ouve falar da necessidade de carboidratos para o atleta, até mesmo este autor que vos escreve ressaltou tal fato na semana anterior. Mas o atleta amador muitas vezes possui um ritmo de treinamento muito modesto e somado a isso, um peso corporal insatisfatório e incompatível aos seus objetivos de performance. Temos sempre que nos preocupar com a quantidade sim, mas a qualidade dos carboidratos na alimentação também é importante. Para os atletas o mais importante é que tais carboidratos auxiliem na performance e também ajudem a ter uma vida saudável, peso corporal adequado e um baixo percentual de gordura.
Antes dos treinos e no decorrer do dia a dia, a indivíduo deve preconizar alimentos de baixo a médio índice glicêmico, como frutas, legumes, saladas, pães e massas integrais, por estes possuírem uma liberação mais lenta na corrente sanguínea e menor probabilidade de se depositarem sob a forma de gorduras. O consumo moderado e organizado de tais alimentos faz com que a atleta esteja com os estoques de glicogênio sempre em alta.

No pós-treino, pelo corpo estar ávido por calorias, o mais indicado seria os carboidratos de alto índice glicêmico, por terem rápida liberação, rápida absorção e auxiliarem na recuperação. Exemplos destes vão desde os suplementos voltados para a recuperação pós-treino, passando pelos pães brancos e chegando aos tradicionais doces e a coca-cola, que possuem açúcar branco.

Até a próxima semana,
Dr. Rafael Brasilia
http://www.brasilianutrition.com/

Nenhum comentário: