quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Poliana é campeã mundial de maratona aquática


Os esportes aquáticos do Brasil obtiveram resultados históricos nesta quarta-feira. Poliana Okimoto venceu a 12ª e última etapa da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas e sagrou-se campeã do circuito de 2009. Esta foi a nona vitória das 11 em que participou. Na mesma prova Allan do Carmo terminou em oitavo e foi o vice-campeão do Circuito Mundial.

Este é o primeiro título de campeonato feminino para o Brasil conquistado em competições da Federação Internacional de Natação fora da categoria master.

Nas maratonas femininas, os melhores resultados anteriores foram Poliana em 2007 e Ana Marcela em 2008, ambas em terceiro lugar no ranking final. O resultado de Allan também é inédito nas maratonas aquáticas. O mais longe que o país tinha ido antes foi com o próprio Allan, em 2008, na quinta colocação.

Os dois brasileiros só precisavam terminar a última prova dentro do tempo limite, mas Poliana conseguiu fechar com ouro esta vitoriosa e inesquecível temporada. Ela chegou a estar em 10º lugar na prova.

A russa Larissa Ilchenko, campeã dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, foi a segunda colocada seguida pela alemã Ângela Maurer, campeã mundial este ano na prova de 25 quilômetros e vencedora do Circuito em 2008.

No masculino, o alemão Thomas Lurz, que assim como Poliana vinha numa sucessão de vitórias desta vez ficou em terceiro, mas isso não tirou dele o título do Circuito. O vencedor foi o australiano Trent Grimsey e em segundo ficou o russo Evgeni Drattsev.

"Estou me sentindo uma pessoa forte e vitoriosa porque consegui me superar. Consegui vencer o medo que tinha do mar, as lesões, o cansaço... Estou vivendo um momento especial. Cresci muito neste circuito de 2009. Sou outra nadadora, completamente diferente. Hoje sou capaz de nadar qualquer tipo de prova. Estou muito mais madura e ano que vem, se tiver chance, faço tudo de novo", disse Poliana, que também é colunista do ativo.com.

Contando todas as provas internacionais deste ano, Poliana nadou 125 quilômetros. Foram 11 etapas da Copa do Mundo – 10 quilômetros cada uma - mais as disputas de 10 e cinco quilômetros do Mundial dos Esportes Aquáticos de Roma. Nesta última, ela ganhou a medalha de bronze.

"Estou esgotada e preciso tirar férias! Foram muitas provas e treinos. Talvez participe do Torneio Open (17 a 20 de dezembro no Pinheiros), mas isso ainda depende de conversa com o Pinheiros. Se não precisar nadar esta competição, já vou treinar para o ano que vem. Parece que o Circuito Mundial vai ter apenas seis ou sete etapas em 2010. Então vai ser menos cansativo", informou Poliana.

A FINA premia em dinheiro os oito primeiros colocados em cada etapa e também ao final do Circuito os oito primeiros do ranking mundial. Os brasileiros ganharam por todas as vezes que subiram ao pódio. Na soma das etapas Poliana conquistou 26.500 e Allan, 11.900 dólares. Por suas colocações no ranking final, Poliana ganha mais 15 mil e Allan, mais 10 mil dólares.

Ana Marcela ficou de fora das duas últimas provas. Este fato tirou dela a colocação no ranking e a premiação final. No entanto, faturou nas etapas em que participou 13.400 dólares.

Do medo do mar ao título do Circuito Mundial - Passando por um período difícil na carreira de nadadora de piscina, Poliana chegou a pensar em abandonar a natação. Seu técnico e marido, Ricardo Cintra, a incentivou a participar de provas de maratonas, mesmo sabendo que ela nãos e sentia confortável no mar.

O esporte ainda não estava nos Jogos Olímpicos, que é o sonho máximo de todo atleta, mas mesmo assim ela decidiu tentar nadando em 2005 a Travessia dos Fortes, no Rio de Janeiro, venceu e nunca mais saiu dos holofotes da modalidade. Em outubro de 2006 as maratonas entraram para a grade olímpica.

Em 2010, além do Circuito da Copa do Mundo, a FINA tem no calendário o Mundial exclusivo das maratonas aquáticas, que acontecerá em 15 de julho, em Roberval, no Canadá.



FOnte: Ativo.com

Nenhum comentário: