quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Multiathlon em Campinas: desafios combinados



Uma competição que reúne diversas modalidades e vários estilos de atletismo, ciclismo, natação, corrida e aventura. O Multiathlon é a combinação dessas provas individuais, nas quais os atletas tentam superar seus limites e obter mais pontos a cada disputa.

A sede do evento, considerado uma das maiores provas multiesportivas do mundo, é a cidade de Campinas, no interior paulista, pois tudo começou em 2001, com uma idéia de alguns integrantes da equipe de atletismo da UNICAMP, que decidiram se desafiar informalmente em oito provas disputadas ao longo de uma semana no horário de almoço. No ano seguinte, a disputa foi aberta ao público e 12 competidores completaram 16 provas em um dia. Nascia assim o Multiathlon na cidade.

As modalidades escolhidas para o Multiathlon fazem parte dos Jogos Olímpicos, Mundiais e X-Games, por exemplo, e são combinadas seguindo padrões e regras claras, permitindo aos competidores traçarem suas estratégias com antecedência. Outra peculiaridade da competição é que as provas são realizadas uma seguida da outra ou, às vezes, simultaneamente, sem intervalo para descanso, até que todas sejam completadas, finalizando, em média mais de 20 horas de disputas.

Para cada prova completada, uma pontuação é calculada conforme sua performance, de acordo com a dificuldade da mesma, que é estipulada por meio de uma marca recorde local que entra na fórmula para o cálculo dessas pontuações.

Para desmitificar este tipo de prova e trazer praticantes de várias modalidades, os organizadores criaram categorias nas quais os inscritos podem optar o nível que desejam competir, podendo descartar o resultados de algumas provas.

Multiathlon 2009 - A disputa será no dia 7 de novembro, na Faculdade de Educação Física da UNICAMP, com início às 10h. A estrutura de provas está dividida em quatro grupos - o grupo das corridas, o grupo da natação, o grupo do ciclismo e o grupo de provas especiais. Para realização dessas provas é preciso que o atleta tenha sua própria bicicleta e material da modalidade escolhida, com algumas exceções, como o equipamento de tiro com arco, que pode ser emprestado da escola que vai arbitrar a prova.

Esta edição do evento é composta por 42 provas, incluindo as tradicionais 21 provas do núcleo: corridas e corridas com obstáculos, ciclismo de estrada, mtb, bicicross, downhilll e os estilos da natação; e mais 21 provas especiais (saltos, lançamentos, apnéias, patinação de velocidade, escaladas, caiaque, canoa, tiro com arco e tiro com pistola).

Os Grupos (que definem as categorias):

Ciclismo - Contra-relógio, Estrada, Bicicross, Uphill, Mountain bike, Downhill, Criterium;
Corridas - 100m, 400m, 800m, 4000/5000m cross-country, 100/110m sobre barreiras, 400m sobre barreiras, 2000/3000m com obstáculos;
Natação - 25m livre, 50m peito, 50m costas, 50m borboleta, 200m medley, 400m livre, 800/1500m livre;
Especiais - Salto em distância, Salto em altura, Salto triplo, Salto com vara, Arremesso do peso, Lançamento do disco, Lançamento do dardo, Lançamento do martelo, Apnéia estática, Apnéia dinâmica sem nadadeiras, Apnéia dinâmica com nadadeiras, Escalada vertical, Travessia, Caiaque, Canoa, Patinação em linha, Patinação contra-relógio, Tiro com arco, Arremesso de dardos, Lavantamento de Peso, Tiro com pistola.

As categorias (utilizadas para classificar os competidores):

Feminino - independente dos grupos de provas escolhidos;
Tour - entre 11 e 18 provas desde que: pelo menos 2 provas de ciclismo, 2 de corridas e 2 de natação; No máximo 5 provas especiais.
Mini - entre 19 e 26 provas desde que: pelo menos 3 provas de ciclismo, 3 de corridas e 3 de natação; No máximo 10 provas especiais.
Super - entre 27 e 34 provas desde que: pelo menos 4 provas de ciclismo, 4 de corridas e 4 de natação; No máximo 15 provas especiais.
Hiper - entre 35 e 42 provas desde que: pelo menos 5 provas de ciclismo, 5 de corridas e 5 de natação; Sem limite para provas especiais.

fonte: ativo.com

Nenhum comentário: