domingo, 30 de novembro de 2008

Alexandre Ribeiro - Tricampeão Mundial de Ultraman

release da Factual

O Brasileiro completou os 515km total de percurso em 21horas e 48 minutos, a apenas sete minutos do recorde mundial, e superou sua melhor marca na prova que era de 22h e 36m.

Com o tempo total de 21h 48m, o triatleta brasileiro Alexandre Ribeiro, de 43 anos, entrou para a história do triathlon mundial ao conquistar, neste domingo (30/11), o tricampeonato do Mundial de Ultraman, no Havaí.

Após três duros dias de prova e um total de 515km percorridos (nas três modalidades: natação, ciclismo e corrida), Ribeiro marcou sua melhor marca na competição e ficou a apenas sete minutos do recorde mundial da prova (21h 41m 22s, do alemão Holger Spiegel em 1998).

Esta foi a quarta participação do brasileiro no Mundial de Ultraman. Ele venceu em 2003 e 2005 e ficou em segundo lugar no ano passado, confirmando ser um dos grandes nomes do triathlon long distance da atualidade. A 25ª edição do Mundial de Ultraman começou na última sexta (28/11) e terminou domingo (30/11) por volta das 21 horas no Brasil.

A prova acontece, todos os anos, sempre no feriado de Ação de Graças (‘Thanksgiving’) e compreende 10km de natação (no primeiro dia), 421km de ciclismo (sendo 145km no primeiro dia e 276km no segundo) e 84km de corrida (no terceiro e último dia).

Feliz e emocionado, Ribeiro dedicou a vitória ao filho Kaillani, de 11 anos, que também já dá seus primeiros passos no esporte e que, pela primeira vez, acompanhou o pai na prova:
“Ele foi meu amuleto da sorte e um grande incentivador durante estes três dias. Atuou como meu staff, seja no carro de apoio ou correndo ao meu lado durante vários trechos da ultramaratona. Participou da minha hidratação e alimentação no percurso e, portanto, foi um campeão também. Tenho certeza de que a experiência dele aqui e essa vitória ficarão para sempre gravadas na sua memória”, disse o campeão logo após cruzar a linha de chegada.

Ribeiro também agradeceu ao amigo José Carlos Ponciano, que ao lado de Kaillani completou sua equipe de apoio na prova. A prova Sobre a competição em si, o triatleta afirmou ter sido essa a sua melhor das quatros provas de Ultraman que correu até hoje: “A prova foi perfeita, exceto pelos 10km de natação, onde enfrentamos fortes correntezas, o que impossibilitou tempos melhores e quebra de recordes. Saí em sétimo lugar da água com 3h e 12m e fiquei 20 minutos aquém do meu melhor tempo nesta etapa. Mas, apesar da forte correnteza, saí inteiro e sem dores nos braços e ombros, o que me animou para os 145km de ciclismo que ainda tínhamos pela frente no primeiro dia”, contou.
Porém, logo ao subir na bike, o brasileiro percebeu que teria mais uma pedreira pela frente. Sua bicicleta apresentou problemas de regulagem e as marchas não entravam direito justo na primeira fase do ciclismo, caracterizada pela subida íngreme em direção ao Parque Nacional dos Vulcões, em Big Island.
Mesmo assim, Alexandre Ribeiro, conhecido por ser um grande ciclista, concluiu o primeiro dia de prova em segundo lugar no geral com 8h 13m 25s, atrás somente do canadense Tony O’Keefe, com 8h 08m 28s.
No segundo dia do Ultraman (sábado), os 41 competidores tinham pela frente mais 276km de pedal, entre subidas e descidas. Até o quilômetro 150, Ribeiro, o espanhol Josef Ajram e o norte-americano Peter Kotland pedalaram praticamente juntos, mas na altura do km 150 o brasileiro largou o grupo e assumiu a ponta, abrindo sete minutos de diferença para Kotland. Ele concluiu os 276km de bike do dia com a marca de 7h 20m 41s, a apenas 28 segundos do recorde mundial (do esloveno Uros Velepec, com 7h 20m 13s em 2000).
Contabilizando os dois primeiros dias de competição, o brasileiro aparecia na frente na classificação geral, a dez minutos do segundo colocado (Tony O’Keefe, do Canadá) e a 30 minutos do terceiro (Peter Kotland, dos Estados Unidos). “Fui dormir preocupado, porque apesar de estar na liderança, a minha diferença para o Peter Kotland era de apenas 30 minutos, nada confortável, considerando-se que ele é um grande ultramaratonista e detém o recorde da etapa (com 5h 33m 57s em 1997)”, declarou Ribeiro.
Mas, no final deu tudo certo. O brasileiro, também famoso por ser um forte corredor, brilhou nos 84km da ultramaratona, completando-a em 6h 12m e cruzando em primeiro após um total de 21h 48m de prova. Em segundo e terceiro ficaram, respectivamente, o esloveno Miro Kregar e o canadense Tony O’Keefe. Apesar do tricampeonato, o brasileiro lamentou não ter batido o recorde da prova: “Não fosse pela forte correnteza na natação, eu teria quebrado o recorde mundial, pois nadei 20 minutos pior que minha melhor marca e, no tempo total, fiquei a apenas sete minutos do recorde. Mas ano que vem tem mais”, disse Ribeiro, demonstrando disposição para voltar à ilha de Kailua-Kona, Big Island, em 2009 a fim de se superar ainda mais.
Outras informações: www.ultramanlive.com




Parabéns Ribeiro, um dos maiores talentos do triathlon mundial.

Um comentário:

Sérgio Renault Gomes disse...

Parabens Ribeiro vc merece, realmente um dos caras que fizeram o nosso esporte ser tão grande hoje!