quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Quarteto TEVA se classifica para o Mundial 2008 no Brasil


Foi uma chegada “molhada”, a que as equipes participantes na Estoril Portugal XPD Race viveram neste Domingo 9 de dezembro na praia do Tamariz.

Após quatro dias non-stop, 81 horas e 500 km percorridos, elas desembarcaram com grandes conquistadores, nas areias da praia.

Para todos havia champanhe, mas para os vencedores, os espanhóis da TEVA, havia o prêmio extra de garantir vaga no Campeonato Mundial de Corridas de Aventura, que será realizado no Brasil em setembro de 2008.

Foram quatro dias vividos intensamente.

Quatro dias de muito suor, algumas lágrimas e muitos sorrisos, porque a boa disposição também é importante na superação de limites.

E foram muitos os limites que as equipes participantes na Estoril Portugal XPD Race foram superando ao longo de 500 km de prova.

Um percurso longo que os levou do Parque Natural de Sintra Cascais até às Serras de Aire e Candeeiros, de Montejunto ao Ribatejo.

No fim, a certeza do dever cumprido.

Para a história ficam os resultados.
A vitória para a formação espanhola TEVA, e um brilhante segundo lugar para os portugueses do Clube Praças da Armada.

Ao longo de quatro dias muita coisa pode acontecer, e o que num dia é verdade não necessariamente será no outro.

Foi isso que aconteceu na XPD Race.

Se ao final da tarde de sábado dia 8, tudo parecia indicar que a vitória nesta etapa da Adventure Racing World Series (ARWS) seria disputada pelas duas equipes da República Checa, pouco depois tudo se alterou e acabou por ser a TEVA a grande vencedora.

Os até então líderes checos da equipe Alpine Pro, arruinarem a sua prova ao perderem os mapas durante a etapa de canoagem, entre o Reguengo do Alviela e a Azambuja.

"Não estávamos à espera deste resultado porque tínhamos aqui grandes adversários", admitia com humildade AURÉLIO OLIVAR, um dos atletas da TEVA na chegada ao Tamariz.

O segredo do sucesso não é fácil de dar, mas um bom entrosamento entre os quatro elementos da equipe, três espanhóis e uma brasileira, com certeza estão entre os ingredientes.

"Foi uma corrida muito disputada e muito longa, como se provou em 80 horas muita coisa pode acontecer. Tivemos alguma sorte e formamos uma grande equipe. A Fernanda, que conhecemos pouco antes da prova, é fantástica. Nunca perdeu o sorriso do princípio ao fim da prova e nunca a ouvi queixar-se de nada. Foi uma prova maravilhosa", garante AURÉLIO, falando sobre a brasileira FERNANDA MACIEL.

O saldo também é positivo por parte da organização.

ALEXANDRE GUEDES DA SILVA, coordenador geral do evento, não hesita em dizer que esta foi "uma aposta ganha".

"Este era um modelo novo, com grandes dificuldades na organização e que requeria um grande planejamento. Esta foi uma prova seletiva e disputada até ao último minuto", referiu no final o responsável pela Associação Portuguesa de Corridas de Aventura (APCA), a organizadora da XPD Race, que espera agora ter o Mundial de 2009 em Portugal.

Confira a classificação final: 1 TEVA/La Pinilla 2 Clube Praças Armada 3 Team Oure 4 Team Feed/The Machine 5 Cyanosis 6 Sleepmonsters 7 Millennium 8 Team SMS 9 Millennium 2 10 Team Tilak/Opavanet 11 Alpine Pro/Nutrend 12 Arena 13 Lima/Salomon 14 Salomon/Navigator 15 Costa Daurada/La Pineda Platja 16 Sphera/Bombers Lleida/Nats 17 Gdu Azoia/Sesimbra 18 Durasport Pustolovec/Rajd Dukat 19 Cafe Devinos/Castellana Publicidad 20 Ecoteam 21 Master Unit 22 Bornholm 23 360º Azimute 24 Brisa 25 Motorola/SOS Mata Atlântica 26 Caos

Nenhum comentário: