Podemos ver que atletas de endurance treinando para grandes voltas ciclísticas ou para provas de longa duração como um ironman, não atingem suas necessidades de carboidratos e acabam por perder massa muscular. Uma restrição de carboidratos somada a perda de massa magra compromete a imunidade e afeta a recuperação para os treinos subseqüentes.
Estudos científicos foram realizados e uma faixa ótima de consumo foi estabelecida entre 8 e 10 gramas de carboidrato por quilo de peso corporal. Para um atleta de 70 kg corresponderia a até 700 gramas de carboidrato ao dia. Sim, a quantidade é grande! Se levarmos em consideração que 1 hora treinada numa intensidade próxima ao limiar anaeróbico consome 800 kcal e destas 80% são carboidratos, estamos gastando cerca de 450 gramas de glicogênio. Quando treinamos a uma intensidade muito forte podemos gastar até 1200 kcal por hora, aumentando ainda mais a proporção de carboidratos gastos, chegando a 250 gramas!
Mesmo com uma alimentação rica em carboidratos ainda assim devemos suplementar com hipercalóricos, carboidratos em gel, barras ou líquidos. Vale salientar que massas, cereais e arroz possuem carboidratos correspondendo a cerca de 75-80% de seu peso, batatas 20-25% e frutas e hortaliças cerca de 10%.
Para o atleta age-group que ainda tem peso de gordura para queimar, uma discreta redução de 300 a 500 kcal por dia já será o suficiente para perda de peso e ainda assim o deixará cheio de energia para os treinamentos.
Abraços,
Dr. Rafael Brasilia
http://www.brasilianutrition.com/
http://www.brasilianutrition.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário