Esta é uma questão presente em qualquer bike shop pelo mundo: Qual dos dois e melhor??
Vamos aos fatos.
Peso – Os pneus tubulares levam grande vantagem neste quesito, pois além de serem mais leves que a maioria dos clincher (considerando peso do pneu + câmara), as rodas para pneu tubular são mais leves que suas versões para pneu com câmara. Esta diferença de peso de roda é ainda maior nas rodas de carbono pois estas em suas versões para pneu clincher utilizam aros de alumínio.
Resistência de Rolagem – Apesar da grande maioria dos atletas acreditarem que os pneus tubulares oferecem uma menor resistência, testes de laboratório atestam que quando comparados os pneus clincher e tubulares top de linha, os clincher levam certa vantagem.
Praticidade – Os pneus tubulares são muito mais práticos para serem trocados em caso de furo, e sua substituição ocorre em menos tempo. Outro ponto é que em caso de furo, é possível rodar sobre um pneu tubular por alguns quilômetros, enquanto em um clincher tal medida acarretará algum dano à roda.
Custo – Atualmente os pneus tubulares são uma opção apenas para competição pois além de serem um pouco mais caros que os clincher (são todos feitos a mão) em caso de furo não permitem conserto.
Vamos aos fatos.
Peso – Os pneus tubulares levam grande vantagem neste quesito, pois além de serem mais leves que a maioria dos clincher (considerando peso do pneu + câmara), as rodas para pneu tubular são mais leves que suas versões para pneu com câmara. Esta diferença de peso de roda é ainda maior nas rodas de carbono pois estas em suas versões para pneu clincher utilizam aros de alumínio.
Resistência de Rolagem – Apesar da grande maioria dos atletas acreditarem que os pneus tubulares oferecem uma menor resistência, testes de laboratório atestam que quando comparados os pneus clincher e tubulares top de linha, os clincher levam certa vantagem.
Praticidade – Os pneus tubulares são muito mais práticos para serem trocados em caso de furo, e sua substituição ocorre em menos tempo. Outro ponto é que em caso de furo, é possível rodar sobre um pneu tubular por alguns quilômetros, enquanto em um clincher tal medida acarretará algum dano à roda.
Custo – Atualmente os pneus tubulares são uma opção apenas para competição pois além de serem um pouco mais caros que os clincher (são todos feitos a mão) em caso de furo não permitem conserto.
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